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verbalizado por Fábio, em 06.07.13

Olá caros leitores. Devo avisar-vos, antes de mais, que:

1 - isto se trata de um desabafo;

2 - tem uma (ou duas...ou dez) actualização(ções) no fim.

Prontos para a novela? Eu também. Ponham uma música que isto vai demorar.

Bom...este sábado realiza-se, em Lisboa, The Color Run. Um evento, muito giro, onde a malta leva com tinta na tromba e se ri muito e corre e salta...essas coisas. E eu queria muito ir. Queria muito ir levar com tinta na tromba. E até comprei bilhete e tudo (na BilheteiraOnline). 25 euritos para ficar todo pintalgado! Ora já estava eu ansioso por me esfregar em tinta de amido de milho, quando recebo o seguinte e-mail:

 

Comunicado THE COLOR RUN LISBOA - ALTERAÇÃO DA HORA DA PARTIDA

Face às elevadas temperaturas que se fazem sentir, o Serviço Municipal de Protecção Civil de Lisboa, em coordenação com os restantes Agentes de Protecção Civil, estabeleceu que a hora de partida fosse alterada das 17h30 para as 19h00.

Assim, solicitamos a todos os participantes que não se desloquem para a zona de alinhamento da partida antes das 17h30.

Chamamos especial atenção e cuidados para as crianças, grávidas, idosos e doentes crónicos ou grupos vulneráveis para se protegerem.

Partilhem, por favor, esta informação pelos vossos amigos. Obrigado.

http://www.thecolorrun.pt/files/The_Color_Run_Protecao_civil.pdf

 

Pois bem... eu tenho uma coisa rara neste país, que mete medo a muita gente, que muitos procuram e não encontram...chama-se...ai...a...trabalho! É isso! Trabalho! Trabalho na Quinta da Regaleira, em Sintra, sou responsável, ironicamente, pela gestão de bilheteira e produção executiva, de um espectáculo ao ar livre, pelo terceiro ano consecutivo e esta alteração de horário da partida fez com que não pudesse ir esfregar o meu esbelto corpinho em pó colorido, porque o espectáculo se realiza de quinta a domingo às 22 horas e eu tenho de lá estar. Se a partida fosse à hora inicialmente prevista estava tudo bem, porque já estava a contar sair de lá assim que acabasse.

Posto isto não me restou alternativa senão contactar a BilheteiraOnline (que descalçou logo a bota) e a organização da The Color Run. Expliquei-lhes isto tudo que vos estou a explicar aqui. Recebi uma resposta bonita:

 

Olá Fábio

Em reunião, a Proteção Civil decidiu alterar a horário da partida.
Esta alteração foi feita apensar em si.
Se o evento fosse cancelado, como sabe, não haveria direito a devolução.
Assim, a pensar na oportunidade de todos se divertirem, a organização concordou com esta decisão.
Cumps coloridos
Até amanhã

 

Chegou-me logo a mostarda ao nariz, como devem imaginar. Primeiro para pensar em mim estou cá eu e a minha mãe. Segundo "até amanhã"? então e o mail todo que eu vos escrevi a dizer que não ia? Terceiro: devo dizer que acho muito bem que a Protecção Civil tenha adiado a hora da corrida, é a função deles, proteger as pessoas. Se está muito calor às 17h30, que seja Às 19h. Concordo. Concordo mesmo. O que eu não posso tolerar é que me esteja a ser cobrado um serviço do qual eu não vou usufruir porque a organização, a Protecção Civil, o Papa, o Presidente da República, a minha mãe.... - não interessa - atrasou o seu inicio e eu tenho compromissos profissionais a essa hora. Mas estamos a viver onde? No Burkinafaso? Há corridas às cores no Burkinafaso? Espero que sim.

O que vale é que eu sou um gajo que lida com pessoas que compram bilhetes para eventos, que sou um gajo que escreve as condições gerais da venda dos mesmos e que gere bilheteiras. O que vale é que eu sou um gajo que leu "Não se efectuam trocas ou devoluções" no bilhete para a corrida, mas que leu também, nas condições gerais de venda do BilheteiraOnline "Em caso de cancelamento do evento, a Entidade Promotora do Evento obriga-se à devolução do valor pago pelos bilhetes, excluindo custos de processamento da transacção da Etnaga."

Tudo bem. O evento não foi cancelado. Mas reparem no e-mail que eles me enviaram: "Se o evento fosse cancelado, como sabe, não haveria direito a devolução." 

Meus amigos em Portugal há uma cena que se chama....lei! É isso! Lei. Não consegui encontrar nenhuma que se aplicasse a corridas produzidas pelo Tio Patinhas, mas sei a lei que "Regula a instalação e o funcionamento dos recintos de espectáculos e divertimentos públicos e estabelece o regime jurídico dos espectáculos de natureza artística." que é quase a mesma coisa. Visto que a ColorRun é um "divertimento público" uma experiência cultural e um evento.

Este, meus senhores, é um Decreto-Lei de Novembro de 1995, é o número 315 e reza assim:

 

Artigo 31.º
Restituição do preço dos bilhetes
1 - O promotor do espectáculo é obrigado a restituir aos espectadores que o
exigirem a importância das respectivas entradas sempre que:
a) não puder efectuar-se o espectáculo no local e na data e hora marcados;
b) houver substituição do programa ou de artistas principais;
c) o espectáculo for interrompido.
2 - Nos casos das alíneas b) e c) do número anterior, a restituição não será
devida se a substituição ou interrupção forem determinadas por caso de força
maior verificado depois do início do espectáculo.

 

Oh diabo....parece que o evento não se vai realizar à hora marcada! E há uma lei que diz que me tem de ser restituído o dinheiro do bilhete! Eh pá... que chatice.

Nos espectáculos que eu faço, dos quais eu faço parte da produção, esta pequenês nunca vai acontecer. Ninguém, até hoje, se pode queixar de não ter recebido o seu dinheiro de volta quando um espectáculo tenha sido cancelado, adiado, atrasado...Ninguém! Primeiro as pessoas! Primeiro os clientes! Aqueles que nos pagam! É assim que se trabalha! Eu costumo dizer: "o espectáculo começa quando ouvimos falar dele". E continua quando entramos em contacto com a produção, quando o vamos ver, quando o vamos viver...este acaba aqui, para mim. Podia ter ficado menos triste com "Compreendemos a situação e vamos devolver-te o dinheiro" ou "podes usar o teu bilhete na Urban Trail, pagando a diferença". Porque, reparem, eu não estou ressabiado nem com inveja dos meus amigos que se vão esbardalhar na tinta, estou triste com a atitude de pessoas por detrás de organizações como esta que olham bem mais para o lado "menos humano", no que a reembolsos se refere.

Isso irrita-me nas empresas. Isso e aquela politica de devoluções do "devolvemos em vale". Pá...não me lixem. Se eu meti lá o dinheirinho e se não gostei do produto porque é que ele não vem para cá outra vez? 

Nestas situações apetece-me beijar na boca todos os funcionários de 4 lojas: O Leroy Merlim, a MediaMarkt, o Jumbo e o Pingo Doce. Obrigado por serem pessoas como deve ser e terem a máxima "se não estiver satisfeito, devolvemos o seu dinheiro" Obrigado.

Agora? Agora esperar pela resposta da organização ao segundo e-mail. Depois entrar em contacto com a associação de Defesa do Consumidor. Depois Julgado de Paz, que eu aconselho vivamente a quem tiver situações semelhantes. A seguir? Pago-vos um jantar com os 25€ da ColorRun, que me vão devolver.

Adeus.

 

[ACTUALIZAÇÃO] Ora eu sou rapazinho sincero e justo, de maneiras que faço esta actualização.  Ao que parece assinei um termo de responsabilidade - http://thecolorrun.pt/show.php?id=13 - não me lembro bem quando, presumo que tenha sido na altura do levantamento do kit, onde se lê "ACEITO que a minha taxa de inscrição não é reembolsável em qualquer circunstância". Bom... está a ficar dificil esta batalha, para o meu lado. É o que dá assinar coisas sem ler. Acho que vendi a casa também. De qualquer das formas vou tentar perceber se um promotor de espectáculos se pode dar a este... chamemos-lhe... luxo. Mas só segunda-feira. Aquela cena do jantar? Parece que vou ter de comprar bilhetes para o SuperBock e esperar que os The Killers cancelem. Beijinhos.


[ACTUALIZAÇÃO 2] O responsável da Etnaga, que é quem gere a BilheteiraOnline e com os qual me dou relativamente bem (já estivémos para colabrorar em vários projectos teatrais), respondeu ao meu e-mail:

"(...) sei que a lei sobrepõe-se sempre a quaisquer outras condições contratuais.

Já enviei para a advogada do produtor a sua indicação do artigo 31º do Decreto-Lei n.º 315/95.

 As condições gerais da BilheteiraOnline terão de ser alteradas, no futuro, para corresponderem também à realidade diferente de 2 ou 3 eventos com estas características. Agradeço o alerta."

Fé na humanidade: restaurada.

 

[ACTUALIZAÇÃO 3] Consegui vender o meu bilhete. Por 20 euros, menos 5 euros que o dinheiro que dei inicialmente por ele. Ainda assim vou continuar à espera da resposta da advogada da Color Run!


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verbalizado às 03:36




3 conjugações

De Alguém que, simpaticamente, não se quis identificar a 06.07.2013 às 13:59

acabei de enviar o meu "direito" de reembolso..as 19h tb nao posso ir.. absurda esta falta de profissionalismo!

De Fábio a 06.07.2013 às 14:47

vamos acreditar que ainda há uma legislação que se sobrepõe a contratos? vamos embora!


enviaste para onde?

De Filipa a 06.07.2013 às 15:41

Então olá sr. Fábio! :D


Eu gostava também de dizer uma coisinha ou duas...
PRIMEIRO - gostei da parte em que mencionavas a Leroy Merlin porque é bem verdade.
SEGUNDO - acho mal, aliás, estou bastante indignada com o facto de teres escolhido OUTRA CAIXA que não a minha no outro dia.
Se voltas a fazer uma dessas, nunca mais te passo o cartão de pontos. Aliás, nunca mais te passo cartão! muahahahaha


  

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